Diferenças Culturais

Estive pensando em quando as diferenças culturais são mais latentes, se é quando começamos a descobri-las, lá no comecinho do relacionamento, ou mais tarde, com a convivência. Não tenho uma resposta exata, pois são situações muito distintas e sentimos o efeito delas em diferentes momentos e situações, com diferentes intensidades.

A coisa mais interessante que observei, até o presente momento, é que acabamos absorvendo vários hábitos e costumes que são, genuinamente, da cultura do companheiro(a). Meu marido já incorporou vários hábitos daqui e eu vários hábitos de lá, o que me leva a crer, fortemente, que a pessoa só tem a ganhar em um relacionamento multicultural, a não ser que seja alguém muito limitado das ideias, resistente às mudanças e que usa viseira em tempo integral.

Quando comecei a conversar com o marido na internet, eu não sabia nadica de nada da cultura dele, minhas descobertas foram sendo feitas de acordo com o avanço de meu relacionamento. Fui pesquisando e lendo tudo o que aparecia pela frente para começar a me familiarizar com meu novo mundo.  No fundo, eu estava achando tudo muito interessante e divertido, mesmo as coisas mais bizarras, eu achava que era um momento único na vida e que ficar de frescura por causa de hábitos tão distintos era bobeira. E assim eu fui fazendo as minhas descobertas, nada me chocou e nem desanimou.

Quando o conheci pessoalmente, completamente inserida em sua cultura, tive uma reação melhor do que eu mesma esperava. Descobrir as coisas na prática tiveram um efeito estimulante em mim, quase nada me perturbou ou me deixou inquieta, mesmo a comida, que poderia causar muitos transtornos, foi facilmente superada, pois descobri que comida fortemente condimentada me agradava, e muito.

Meu marido também não enfrentou muitas dificuldades ao fazer suas descobertas aqui no Brasil, apenas no quesito comida ele ficou frustrado, pois alguém acostumado a comida extremamente condimentada, vai torcer o nariz para comidas bem menos temperadas.

Claro que há várias coisas que gostamos e desgostamos da cultura um do outro e vou tentar falar sobre elas em outra oportunidade.

O que eu quero ressaltar nesta publicação é que, por mais abissais que sejam as diferenças culturais, se ambos forem pessoas tolerantes, abertas ao diálogo, com certeza não haverá maiores tensões ou problemas. Claro que há desavenças, mas considero como algo normal em qualquer relacionamento, seja ele multicultural ou não. Meu marido é um pouco mais cabeça dura que eu, mas em compensação, eu tenho uma paciência de Jó. No mais, ficou combinado que ele iria lidar com a família dele e eu com a minha em caso de desavenças com eles. Obviamente houve situações em que saiu faísca e cheirou queimado, tanto com a família lá, como com a minha família aqui e eu acho que tudo está dentro da “normalidade”, quem nunca se desentendeu com a família agregada? Cabe a cada um do casal se esforçar para diminuir as tensões, fazendo ou dizendo aquilo que seja apropriado, de um jeito que cada família entenda.

Por exemplo, quando eu morava lá, meu sogro dizia a meu marido que eu deveria usar os trajes típicos, mesmo em casa. O marido, por sua vez, contornou a situação dizendo a ele que não se preocupasse, que eu vestiria as roupas adequadas no momento certo, no dia a dia eu poderia me virar com as roupas que eu costumeiramente vestia, mas, obviamente, com a discrição que a cultura pedia.

Claro que este é um exemplo bobo, não é algo realmente sério a ponto de causar uma situação insustentável, mas mesmo as pequenas coisas requerem certo jogo de cintura, também não dá para chegar dando voadora. Com jeitinho tudo se ajeita e você ainda pode acabar sobrepondo sua própria opinião, tudo depende de como você manipula o jogo. Sim, MANIPULA, esta é a palavra chave ao lidar com pessoas de outra cultura com as quais você tem mais contato, como a família agregada, por exemplo. Diplomacia é tudo e influencia muito mais sua vida do que você supõe.

No dia a dia, em nossa convivência, quase não sinto o impacto das diferenças culturais, talvez, principalmente, por estarmos morando no Brasil, apenas percebo que meu marido é do tipo dominador, assim como eu, mas não justifico isso como algo da cultura dele, é traço de personalidade mesmo.

Acho que, de tudo, o que mais atrapalha a minha vida com o marido é o lance da comida, da alimentação, já comentei sobre isso antes. Às vezes, eu perco a paciência com essa história de ele achar todas as comidas, de todos os lugares, sonsas, seja comida brasileira, italiana, o que for, cansa minha beleza, sabe? Não come porco, não come carne bovina, tudo bem, sem problema, mas seja mais tolerante com o resto, por favor! rs… Sair para comer fora é um problemão, eu como quase tudo, em qualquer lugar, ele não, então acaba limitando nosso turismo gastronômico, já imaginou que tristeza? rs

No mais, tudo é ok ou, pelo menos, não tão relevante a ponto de atrapalhar o andar da carruagem. Concluo, então, que nossas diferenças culturais eram mais latentes no início de nosso relacionamento, depois as diferenças foram se mesclando, atenuando e acabaram perdendo a sua força. A gente se acostuma, adapta-se ou simplesmente ignora aquilo que não acrescenta.

Acho que, quando tivermos filhos, talvez possa surgir alguns ou mesmo vários impasses, mas também não adianta me descabelar agora, o negócio é ir curtindo cada fase e se ajustando da melhor maneira possível e esperar para ver no que vai dar.

7 comentários sobre “Diferenças Culturais

  1. Muito bem abordado minha querida. Acredito que este seja um daqueles tópicos que dá para ser sequenciado II, III, IV, V….. sem fim :) E em relação à saudade da família? Ele consegue levar bem ou precisa periodicamente ir até lá encontrá-los? Tenho receio quanto a isso… Beijos!

  2. Adoro o jeito como você escreve!Realmente esse lance de ficar sempre tentando comparar a cultura alheia à nossa só atrapalha e nos impede de crescer culturalmente e até mesmo como pessoa. Só assim é possível manter um relacionamento entre pessoas de duas culturas tão distintas. Parabéns pelos posts e tudo de bom aí para vocês!!!

Deixe um comentário

